Sidrolandia
Cerca de 55% dos voos devem ser operados hoje na Europa, diz agência
A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) afirmou que cerca de 14 mil voos devem ser operados nesta terça-feira na Europa
Folha On Line
20 de Abril de 2010 - 13:25
O que significa a retomada de cerca de 55% do tráfego aéreo no continente, em meio aos temores de mais nuvens de cinzas vulcânicas procedentes da Islândia (leia mais abaixo a situação pais a país).
O fluxo, que deve deixar ainda centenas de milhares de passageiros sem voo, é significativamente maior do que os 30% operados nesta segunda-feira e segue as novas medidas, menos restritivas, anunciadas pela União Europeia (UE) --em resposta à pressão das companhias aéreas que amargavam perdas estimadas em US$ 250 milhões por dia.
Em comunicado, a agência ressaltou que entraram em vigor às 3h (de Brasília) desta terça-feira as novas disposições que preveem três tipos de zonas no espaço aéreo --em função da poluição de cinzas e de sua periculosidade para os voos.
As áreas onde se poderá voar são a região balcânica, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Alemanha, Portugal, Espanha, parte da Itália e da França, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, norte da Suécia, Suíça e Turquia.
Por outro lado, o espaço aéreo está total ou parcialmente fechado para a aviação civil principalmente no noroeste da Europa, incluindo Dinamarca, Estônia, Finlândia, norte da França, norte da Itália, Letônia, Eslovênia, Eslováquia, Ucrânia e Reino Unido.
A agência calcula que, ao final do dia, chegará a mais de 95 mil os voos suspensos desde quinta-feira passada (15) por causa da nuvem vulcânica procedente da Islândia.