Sidrolandia
Consumidor pode contratar seguro de vida a R$ 3,50 por mês
A grande demanda por seguros mostra o espaço que ele tem para crescer
G1
22 de Abril de 2010 - 15:53
Uma novidade do mercado de seguros promete fazer muita gente assinar a sua primeira apólice. São os microsseguros, destinados a proteger quem não quer - ou não pode - gastar muito. Tem proteção até contra bala perdida.
Geladeira, televisão, telefone, carro e casa própria. Em ascensão, a nova classe média brasileira agora entrou na mira de um novo produto: o seguro. Quem compra mais também quer se proteger.
As seguradoras perceberam e estão oferecendo produtos mais baratos.
Prêmio de R$ 20 mil
A comerciante Tauna de Paula Moura, por exemplo, que mora em Heliópolis, na periferia de São Paulo, comprou um seguro contra acidentes pessoais que cobre de raios até bala perdida. A mensalidade baixa ajudou na decisão. R$ 3,50, por um prêmio de R$ 20 mil. Foi o diferencial o valor, diz.
O preço e novidades adaptadas às necessidades desse novo cliente, como o auxílio funeral. Sua família pode ficar protegida com alguns salários mínimos e ter tempo para recuperar a dignidade.
É claro que essa população pode estar exposta a determinados riscos diferentemente de outras classes, afirma Eugênio Velasques, da Bradesco Vida e Previdência.
Teste na Rocinha e em Heliópolis
Desde fevereiro, quando o seguro começou a ser oferecido de modo experimental nas favelas da Rocinha, no Rio de Janeiro, e em Heliópolis, em São Paulo, 640 apólices foram vendidas.
Deu tão certo que, a partir desta semana, o produto estará disponível em todo o Brasil.
A grande demanda por seguros mostra o espaço que ele tem para crescer. Estimativas calculam que esse mercado pode chegar a 100 milhões de pessoas. Gente que ganha até dois salários mínimos. São brasileiros que nunca compraram um seguro.
A Susep, autarquia responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, pretende definir as regras deste mercado ainda neste semestre. Os seguros tradicionais vem em um marco regulatório muito complexo.
O microsseguro vai ter que ter fácil entendimento para o consumidor, ou seja, a pessoa precisou o seguro tem que pagar rapidamente, afirma o superintendente da Susep, Armando Virgílio.