Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Corumbá: Descaminho de remédios gerava R$ 30 mil por mês a quadrilha

Capital News

06 de Setembro de 2010 - 09:08

O Ministério Público do Estado (MPE), a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) deflagram a Operação Santo Remédio, que visa apurar supostas irregularidades em farmácias de Corumbá (cidade distante 417 quilômetros a noroeste de Campo Grande). Seis pessoas foram presas, dois veículos e grande quantidade de medicamentos apreendidos. O esquema movimentava mais de R$ 30 mil por mês, segundo o ministério.

As ações foram pedidas pela 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e do Consumidor que apurou, após denúncias, problemas na venda de medicamentos e sonegação fiscal em farmácia do município. De acordo com o MPE, seis pessoas foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal. Continuam as investigações da Polícia Federal sobre contrabando e descaminho, e da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, no que se refere à distribuição ilegal de medicamentos, sonegação fiscal e crimes contra a relação de consumo.

Todas as atividades foram praticadas na quinta, mas informadas nessa sexta (3).

Força Nacional e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) auxiliaram também.

Segundo assessoria de imprensa do MPE, após denúncia de entrega de grandes quantidades de caixas de remédios em farmácia local, a instituição apurou que logo em seguida da chegada de carga de medicamentos à farmácia, veículos estrangeiros eram abastecidos com caixas de remédios, inclusive fora do horário de expediente.

As entregas foram filmadas e fotografadas para comprovação. Na quinta, após um dos veículos ter sido flagrado por agentes da Força Nacional no Posto Esdras, da Receita Federal, foi verificado que não havia sido realizada a declaração de saída das mercadorias. Outro veículo parado em frente à farmácia que estava sendo carregado de remédios também foi abordado.