Sidrolandia
Moradores criticam abandono de área de lazer no Carandazal e denunciam destruição do gramado
O gramado do campo de futebol praticamente foi destruído após a realização no último final de semana embaixo de chuva de um torneio, com times.
Flávio Paes/Região News
15 de Janeiro de 2018 - 14:29
Encampada no ano passado pela Prefeitura, que afastou a comunidade que construiu e por 24 anos manteve o espaço, a Praça do Carandazal está abandonada e os moradores reclamam que o espaço esta sendo usado à noite por casais. Sem um responsável, eles e transformam o espaço em motel a céu aberto e alguns até consomem drogas.
Vizinhança das redondezas, que levam os filhos para brincar no que restou de um playground (sucateado), já encontraram camisinhas no chão, tendo inclusive presenciado cena de crianças brincando com preservativo usado para sobrar como balões. O assunto veio à tona em decorrência do gramado do campo de futebol suíço que praticamente foi destruído após a realização no último final de semana, embaixo de chuva, de um torneio com 12 times.
A competição foi autorizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Sandro Luiz Gonzalez, que chegou ao local enquanto a equipe do Região News fazia a reportagem, não quis dar entrevista, mas garantiu que o campo será interditado para manutenção. Só será reaberto após passar por revitalização.
Quem faz questão de mostrar sua indignação com a situação de abandono do único espaço de lazer da comunidade, é justamente um morador responsável pela construção da praça em 1993. O senhor Astrogildo dos Santos, o Bigode, que até o ano passado era uma espécie de guardião do logradouro.
Com ajuda dos vizinhos encabeçou a arborização, plantio da grama no campo de futebol e construção dos vestiários ainda na década de 90. Os equipamentos do playground, que foram instalados pela Prefeitura, estão sucateados e um deles, levado para conserto e nunca mais reinstalado; deve estar jogado no pátio de alguma Secretaria. Grama e árvores há muito tempo não são cortados, desabafa.
O senhor Astrogildo chegou a ser contratado pela Prefeitura, na gestão do ex-prefeito Ari Basso e ficou responsável oficialmente pela praça, tendo como principais atribuições fazer a limpeza; mantinha as chaves dos portões de acesso ao campo e promovia a manutenção da estrutura.
Segundo ele, em fevereiro do ano passado, o secretário Sandro, acompanhado de policiais militares, assumiu a área, tomou as chaves e disse que dali em diante, quem mandava no espaço era o município. Só agora, há poucos dias, foi indicado um funcionário para cuidar da limpeza. Confira a reportagem:
*Matéria atualizada para acréscimo de informações.