Sidrolandia
Parceria entre Hemosul e igreja vai cadastrar doadores de medula óssea
O ônibus estará no local das 8 às 12h30
Notícias MS
23 de Abril de 2010 - 08:40
Neste sábado (24) o ônibus da Campanha de cadastro de doadores de medula óssea do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) estará na igreja Adventista do 7º Dia, localizada na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 2099, centro (entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa). O ônibus estará no local das 8 às 12h30.
A campanha faz parte do projeto da igreja Vida por Vidas que ocorre há quatro anos e tem como objetivo estimular doadores de sangue e medula óssea junto aos integrantes da igreja, amigos e familiares. A população que passar pelo local também poderá participar.
Há alguns anos a igreja já contribui com o Hemosul em campanhas de doação de sangue, mas esta é a primeira vez que participa de uma campanha para cadastro de doadores de medula.
Redome
Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos, etc.) semelhantes, mas não aparentados.
Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), instalado no Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desta forma, com as informações do receptor que não disponha de doador aparentado, busca-se no Redome um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.
Só não podem fazer parte do Redome pessoas que têm ou tiveram leucemia, aplasias medulares ou doenças congênitas. Outro critério é estar na faixa etária de
Outras informações: 9985-1401 com Maira