Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

PMA prende 8 pescadores no rio Brilhante em Douradina

MS Notícias

02 de Setembro de 2010 - 13:25

Policiais Militares Ambientais de Dourados realizou uma operação, no rio Brilhante, iniciada no dia 31 de agosto e encerrada hoje, que resultou na prisão de 08 pescadores. No município de Douradina, os policiais abordaram uma embarcação, com 05 pescadores, que praticavam pesca, fazendo uso de petrechos proibidos (tarrafas) e tinham também capturado peixes em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação.

Foram presos: ELÍSIO FERREIRA DOS SANTOS, 42 anos, JOSÉ NILDO BATISTA PEREIRA, 32 anos, ELIZEU BONGIOVANI DA SILVA, 40 anos, APARECIDO BATISTA PEREIRA, 30 anos e HILÁRIO QUEIROZ LOPES CÁCERES, 30 anos, residentes em Douradina. Com eles foram apreendidos 01 motor de popa, 01 barco, 02 tarrafas (petrechos proibidos) e 03 kg de peixes, sendo que 02 dourados apreendidos apresentavam 33 cm e 34 cm, ou seja, praticamente metade do tamanho permitido para captura que é de 65 centímetros.

Diante do crime, foi dada voz de prisão aos pescadores, que foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de polícia civil de Douradina, onde eles foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de pesca predatória. Se condenados, poderão pegar pena de 01 a 03 anos de detenção. Os policias ainda efetuaram um auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 750,00 contra cada um dos autuados.

Mais 03 pescadores foram presos em um acampamento, também no município de Douradina, no rio Brilhante. VICTOR ALMEIDA DE OLIVEIRA, 46 anos, JOÃO HIDELFONSO DA SILVA, 45 anos e CASSIO ALVES, 25 anos, residentes em dourados estavam em uma embarcação, onde havia uma fisga (petrecho proibido para a pesca) e peixes em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação. No acampamento dos pescadores foram encontrados mais peixes fora da medida. Todo o material foi apreendido, mais 01 embarcação e 01 motor de popa, além de 06 kg de pescado.

Os 03 pescadores foram presos, e encaminhados à delegacia de polícia civil de Douradina, onde eles foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de pesca predatória. Se condenados, poderão pegar pena de 01 a 03 anos de detenção. Os policias ainda efetuaram um auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 750,00 contra cada um dos autuados.