Geral
Governo decide sobre a volta do horário de verão ainda nesta semana
Ministério de Minas e Energia se reunirá para discutir a medida nesta terça-feira.
JD1
15 de Outubro de 2024 - 09:19
O Ministério de Minas e Energia realiza nesta terça-feira (15) uma reunião para onde deve decidir sobre a volta ou não do horário de verão, em razão do baixo volume hídrico causado por uma forte seca que atinge o Brasil.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, essa é a pior estiagem da história do Brasil.
A pauta vem sendo cogitada pelo governo a semanas, e se baseia na estiagem que atinge o Brasil, causando comoção nas redes sociais, com brasileiros se dividindo entre parte que é a favor e parte que é contra a volta da medida.
Em setembro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou o retorno do horário de verão em 2024, com objetivo de diminuir o consumo de energia. Caso o horário fosse adotado, ele só entraria em vigor após o dia 27 de outubro.
O objetivo do horário de verão visa deslocar o pico de consumo para um horário com mais geração solar, reduzindo a necessidade de acionar usinas termelétricas para atender à demanda.