Justiça
Em 2022, Defensoria Pública atendeu 41 pessoas por hora
O balanço indica que um total de 211.411 atendimentos foram realizados em Mato Grosso do Sul.
Correio do Estado
12 de Dezembro de 2022 - 10:53
Números divulgados, nesta segunda-feira (12), pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, mostram balanço de 2022, com um total de 211.411 atendimentos realizados em todo o Estado. Segundo o órgão, esse número é menor do que o registrado em 2021, quando houve 326.434 atendimentos.
Conforme os dados do balanço divulgado em coletiva de imprensa, por hora, 41 pessoas foram atendidas em todo o Estado, número que soma 933 atendimentos por dia. Além disso, foram realizados 127.307 atendimentos em Campo Grande e 84.134 no interior de Mato Grosso do Sul.
Dourados foi a localidade com o segundo maior número de atendimentos, 20.787, seguida por Três Lagoas, com 13.148, e Corumbá, com 12.988. Segundo a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul, Patrícia Elias Cozzolino, a defensoria expandiu muito o trabalho, chegando mais a pessoas vulneráveis. “Para 2023, pretendemos dar continuidade aos projetos que precisam de maior atenção”, destaca.
Famílias
Outro detalhe levantado mostra que a maioria dos atendimentos se concentram na área familiar, com atendimentos realizados pelo Núcleo da Família (Nufam). Com relação a esses atendimento familiares, em Campo Grande, foram 36.660 atendimentos e, no interior, 34.317.
Conforme a divulgação, a maioria dos pedidos se concentra em solicitação de pensão alimentícia (6.096), cumprimento de sentença de pensão alimentícia (3.009), pedido de guarda (2.520) e e divórcio (1.608).
Locais afastados
Outros números divulgados pela Defensoria são os da Van dos Direitos, a qual passou por 16 comarcas do Estado e registrou 4.443 atendimentos. Tais vans se deslocam até as comunidades afastadas como quilombolas e rurais, que costumam ser também, áreas mais atingidas pela pobreza.
Segundo a Defensoria, apenas o Núcleo dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir) realizou 3.884 atendimentos a indígenas.
Saiba mais
O Núcleo dos Direitos Humanos (Nudedh) realizou 1.075 processos, com destaque a 10 procedimentos de apuração preliminar (PAP). O destaque foi o atendimento a pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, bem como a pessoas afetadas por crimes de racismo e LGBTfobia. Já O Núcleo da Fazenda (Nufamd) realizou 15 atendimentos em Campo Grande e 1.400 no interior.
Enquanto o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) atendeu 11.418 assistidos e assistidas em Campo Grande e 5.084 no interior. E o Núcleo Institucional Criminal (Nucrim) registrou 9.946 mil atendimentos em Campo Grande e 31.762 no interior.
O Núcleo Penitenciário (Nuspen) atendeu 27.257 pessoas na Capital e 6.081 no interior. A Defensoria conta que o destaque do Nuspen é o Projeto Porta de Entrada, que analisou 6.455 entradas de pessoas em estabelecimentos penais de regime fechado no Estado.
No Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), foram 7.970 atendimentos em 2022 e 3.782 atendimentos em 2021. A maioria dos atendimentos são referentes a vagas em EMEIs.
O Núcleo da Mulher (Nudem) atendeu 4.339 mulheres em Campo Grande e 1.227 no interior. Enquanto o Núcleo do Consumidor (Nuccon) somou 17.280 atendimentos em Campo Grande e 2.876 no interior.