Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Política

Deputado tucano assegura que Marisa vai disputar vaga no TCE

A informação foi dada nesta quarta-feira pelo deputado estadual Márcio Monteiro, tucano como a senadora e primo desta

Conjuntura

08 de Junho de 2011 - 13:12

A senadora Marisa Serrano (PSDB) deverá ir mesmo para o embate com o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) pela vaga aberta no TCE (Tribunal de Contas do Estado) com a morte da conselheira Celina Jallad.

 
A informação foi dada nesta quarta-feira pelo deputado estadual Márcio Monteiro, tucano como a senadora e primo desta. Segundo Monteiro, a inscrição da senadora para o pleito já foi protocolada oficialmente na Assembleia Legislativa. Ele não disse, no entanto, quando isso ocorreu. 
 
No dia 18 de maio, Arroyo fez a sua inscrição, segundo o próprio republicano informou nesta terça-feira. Ele assegurou também que 15 deputados já manifestaram apoio ao seu nome para a disputa da vaga no TCE.
 
Nesta quarta, ao garantir que Marisa está no páreo pelo posto vago no Tribunal, Monteiro anunciou que ela contaria com 14 parlamentares ao seu lado. 
 
Os números apresentados pelos dois lados, no entanto, não fecham, já que somados os apoios informados pelas duas partes, eles chegariam a 29 assinaturas, contra os 24 deputados que atuam na Assembleia.
 
Números desencontrados à parte, o certo é que muitos deputados ainda se mantêm confusos sobre quem apoiar para ocupar a vaga deixada por Celina. 
 
A explicação para isso é clara. Embora a Assembleia tenha o direito exclusivo, segundo seu regimento, para indicar os conselheiros do TCE, quase sempre o chefe do Executivo interfere diretamente na questão, seja para acomodar apadrinhados, seja para atender conveniências políticas próprias ou de seu grupo político. E, nesse caso, em se tratando da base aliada do governo, qualquer apoio que não agrade o governador André Puccinelli (PMDB) poderá significar a fritura do detentor de tal voto.
 
A decisão sobre quem vai para o TCE ocorre no próximo dia 15. No final da tarde desta quarta-feira, encerra o período de inscrições para os interessados em participar da disputa, embora os dois nomes já oficializados tenham feito os registros.
 
Sabatina
 
Nesta terça-feira a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia aprovou proposta de membros da Casa para que os candidatos à vaga no TCE sejam sabatinados pelos parlamentares. A sabatina deverá acontecer no próximo dia 14, e deverá ser feita pelos membros da CCJR.