Política
Governo quer TV digital implantada em todo país até 2016
Para que a meta seja cumprida, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será preciso acelerar a implantação do sistema
Agência Brasil
29 de Março de 2011 - 17:43
O governo quer o sistema de TV digital implantado em todo país até 2016, período no qual ocorrerão, no Brasil, os eventos esportivos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas.
Para que a meta seja cumprida, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será preciso acelerar a implantação do sistema.
Vocês sabem a importância que tem isso, inclusive para o setor industrial, disse.
Bernardo informou que, no ano passado, foram comercializados 15 milhões de aparelhos de televisão, a grande maioria com dispositivos para conversão digital.
Com a proximidade da Copa e o advento das Olimpíadas, com certeza, até 2016, nós vamos ter uma mudança quase definitiva nessa área.
É preciso, ressaltou, resolver os problemas de infraestrutura ligados a esses eventos.
Uma vez resolvido o problema da implantação da TV digital até 2016, o ministro afirmou que haverá um excedente do espectro, que precisa ser resolvido.
Esse espaço poderá ser utilizado pela radiodifusão, desde que o governo seja pago por isso, afirmou.
Ao participar de palestra na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o ministro disse que no próximo dia 18 de abril, ocorrerá uma reunião com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), onde o governo brasileiro vai receber as exigências para as obras dos estádios.
Estarão presentes no encontro os representantes de todos os ministérios envolvidos. A partir daí, vamos formatar as nossas ações para dar conta desses desafios