Sidrolândia
Após 9 meses da titulação, sai a 1ª escritura para assentado do Eldorado 1
Receberam no Cartório o número da matrícula do imóvel de 8,8 hectares do lote 264 do Eldorado 1.
Redação/Região News
16 de Agosto de 2022 - 07:12
Coube ao casal Carlos Miguel e Beatriz Camargo Barbosa, o privilégio de serem os primeiros assentados da reforma agrária em Sidrolândia, a se tornarem de fato e de direito proprietários dos lotes que conquistaram após longos períodos de acampamento. Receberam no Cartório o número da matrícula do imóvel de 8,8 hectares do lote 264 do Eldorado 1.
Em novembro do ano passado eles receberam o título da propriedade, pagaram à vista o valor da outorga (R$ 6.387,00) cobrado pelo Incra, mas até então não tiraram a escritura por causa do alto custo das taxas cartorárias (em torno de R$ 10 mil). Só em junho uma lei federal que isentou os assentados do pagamento das taxas cartorárias para obtenção das escrituras.
Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Edno Ribas, coordenador local do Titula Brasil, a emissão de escrituras não vão parar neste primeiro documento. Nos próximos dias mais 50 agricultores familiares do Eldorado vão receber os documentos definitivos de propriedade que a partir de agora poderão oferecer em garantia na contratação de financiamentos para investir na produção, compra de um trator, por exemplo.
Dona Beatriz planeja de imediato uma perfuração de um poço artesiano. Quer se livrar da dependência da rede de água do assentamento, um abastecimento irregular.
Sem recursos para bancar as lavouras de soja e milho, que garante o orçamento da família, a solução foi uma parceria com grandes produtores que garante 12 sacas de soja por hectare e 8 sacas do milho safrinha. Mãe de 11 anos, dois deles (hoje um com 22 anos e outro com 21 anos), nascidos num dos acampamentos onde ela e o marido ficaram como parte da luta para ter acesso a um lote via reforma agrária
No Eldorado 1, que tem 620 lotes, 235 famílias já receberam o título de propriedade. No município já houve a entrega de 714 títulos, 531 do Eldorado (1 e 2) e 183 do Alambari.