Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Dia 'D' aplica 132 doses contra pólio e cobertura vacinal chega a 6,1%

No ano passado, em Mato Grosso do Sul, foi registrado menor índice de vacinação contra polio desde 1997.

Redação/Região News

21 de Agosto de 2022 - 22:32

Dia 'D' aplica 132 doses contra pólio e cobertura vacinal chega a 6,1%
Foto: Divulgação

O "D" de vacinação contra poliomielite em Sidrolândia realizado no sábado com abertura de 8 postos, surpreendeu positivamente as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Na data foram aplicadas 132 doses, bem mais que as 101 que tinham sido aplicadas desde o dia 8, quando a campanha começou.

Com 233 crianças imunizadas, a cobertura vacinal chegou a 6,1% de uma população alvo de 3.713 da população de até 4 anos de idade. Resultado abaixo da média estadual, que já atingiu 13,12%, com 22.730 doses, numa população de 174.154 habitantes.

A campanha vai até o dia 9 de setembro, no perímetro urbano as vacinas estiveram nos postos Diva Nantes, Malvinas, Cascatinha, São Bento, Jandaia, Cleide Piran e Central. Já na área rural no Capão Seco e Capão Bonito II. No ano passado, em Mato Grosso do Sul, foi registrado menor índice de vacinação contra pólio desde 1997.

Desde 1990, o Brasil não tem registro da poliomielite e, em 1994, recebeu certificado de área livre de circulação do vírus. A preocupação de realizar a nível nacional uma campanha se deve ao fato que ainda há países que registram casos da doença e, entre o ano passado e o primeiro semestre de 2022, outras duas regiões do mundo, que também não possuíam mais a circulação do vírus, registraram casos novos da doença.

A paralisia infantil pode provocar sequelas graves, com risco de evoluir para a morte. Segundo o secretário municipal de Saúde, a única forma de garantir que não haja casos novos é por meio da vacinação. Crianças menores de um ano receberão o imunizante conforme calendário infantil. Os indivíduos de um a quatro anos, no entanto, receberão vacina por via oral, conhecida como a gotinha.

Estas crianças também serão alvo da campanha de atualização de caderneta, que atingirá também adolescentes de até 14 anos. Na multivacinação, todas as doses da rotina da criança e do adolescente, assim como as vacinas da gripe e da covid-19, estarão disponíveis. Até agora foram aplicadas 1.421 doses em 806 crianças e adolescentes.