Sidrolândia
Em 10 dias, recenseadores já visitaram 2.323 domicílios e iniciaram censo da população indígena
A expectativa é o que trabalho esteja concluído até o dia 31 de outubro e os resultados devem ser divulgados em dezembro.
Redação/Região News
11 de Agosto de 2022 - 10:50
Desde o último dia 1º os 56 recenseadores recrutados pelo IBGE para fazer o censo 2022, já visitaram 2.323 domicílios o que corresponde a mais de 20% dos domicílios da cidade. A expectativa é o que trabalho esteja concluído até o dia 31 de outubro e os resultados devem ser divulgados em dezembro.
Segundo o coordenador local do censo, Clayton Correa, em média 1% dos domicílios visitados os moradores têm se recusado a prestar as informações. “Muita gente confunde o censo com o levantamento de pesquisas eleitorais”, explica. Ele pede o apoio da população para receber os recenseadores porque os dados servirão de base para a definição as políticas públicas dos próximos 10 anos. Como em média moram 2,9 pessoas por domicílio, se em 1% não os questionários não forem respondidos, o resultado final do censo ficará distorcido.
Na quarta-feira começou pela Aldeia 10 de Maio, o recenseamento da população indígena que responderá a um questionário mais detalhado. Segundo a coordenadora do censo em áreas indígenas Marta Antunes, no Estado há 56 terras indígenas, 111 aldeias e comunidades mapeadas, além de mais de 90 outras localidades.
“Dentro das aldeias, das comunidades indígenas, das terras indígenas, o IBGE tem um procedimento diferenciado. A gente chega, procura a liderança, conversa ela, faz uma reunião de abordagem, explica todo o trabalho que vai ser feito no Censo e aplica também um questionário inovador no Brasil, que é para a liderança sobre toda a aldeia, toda a comunidade”, comenta. Depois deste contato, tem início a aplicação de questionários com os moradores.