Sidrolândia
Indígena de 91 anos é a 1ª sidrolandense a tomar a CoronaVac na luta contra a Covid-19
Marcos Tomé/Região News
18 de Janeiro de 2021 - 16:39
Dona Domingas da Silva, de 91 anos, pode se dizer que é uma privilegiada em meio a pandemia do novo coronavírus. Ela é uma das primeiras sul-mato-grossenses a tomar a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, que começa a ser distribuída pela Secretaria Estadual de Saúde.
Desde março de 2020, quando foram diagnosticados os primeiros casos da Covid-19 em Sidrolândia, dona Domingas se recolheu em casa, proibiu visita de amigos e familiares como forma de se proteger do vírus, que em sua fase mais avançada, pode ser letal em sua faixa etária de idade.
Acompanhada da prefeita Vanda Camilo, a idosa toma a dose da vacina no Hospital Regional em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira. Por telefone, a filha de Domingas, Maria Margarida, de 54 anos, conta que sua mãe é saudável, se alimenta bem e não via a hora de ser imunizada.
“É uma grande benção de Deus. Quando a prefeita entrou em contato com a gente dizendo que ela ia tomar a vacina, foi uma coisa maravilhosa”, revela Maria em tom de alívio. Ela conta que mora com a mãe na aldeia urbana de Sidrolândia, a Tereré, há 35 anos, desde quando deixaram a aldeia Barreirinho, em Dois Irmãos do Buruti e resolveram se mudar para Sidrolândia.
Mãe de quatro filhos (dois homens e duas mulheres), Dona Domingas da Silva, que completará 92 anos no feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, está cruzando a pandemia da Covid-19 mais forte que nunca. A filha brinca que com 54 anos sofre com restrições na alimentação, situação adversa da mãe, que come de tudo.
Sidrolândia
Pelo plano estadual de imunização, divulgado no último sábado, na primeira etapa da vacinação contra Covid-19, Sidrolândia receberá 3.554 doses para atender idosos, trabalhadores da saúde e a população indígena da cidade, estimada em 2.845 habitantes, o que corresponde a 80% deste público alvo.
A partir da chegada do lote de vacinas em Campo Grande, uma viatura do Corpo de Bombeiros trará o imunizante num roteiro que inclui também Nioaque (1.645 doses); Jardim (1.668); Guia Lopes (760) e Bela Vista (1.616 vacinas). Como cada pessoa vacinada receberá duas doses num intervalo de 21 dias, este primeiro lote de imunizantes vai atender 1.777 pessoas.
Relacionadas
-
LUTA CONTRA O COVID-19
Plano de imunização prevê para Sidrolândia 3.554 doses de vacina contra Covid-19