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Sidrolândia

Microempresa vence licitação para asfaltar acesso a frigorífico mesmo com proposta mais cara

Flávio Paes/Região News

03 de Setembro de 2020 - 15:24

Microempresa vence licitação para asfaltar acesso a frigorífico mesmo com proposta mais cara
Será feita a pavimentação do prolongamento da Rua Dr. Costa Marques, parte da Rua Projetada. Foto: Marcos Tomé/Região News

Uma microempresa com sede no interior de São Paulo, a CRB Engenharia, venceu a licitação na modalidade tomada de preço e vai asfaltar o acesso pelo Bairro São Bento ao Frigorífico Balbinos. A empresa venceu a disputa embora sua oferta tenha sido 3,25% maior que o valor de referência. A obra vai sair por R$ 1.473.920,66, um acréscimo de R$ 48 mil sobre o valor inicial fixado em R$ 1.425.920,66. A empreiteira se valeu da legislação que garante a microempresas o direto de oferecer uma proposta até 10% em relação a da concorrente de grande porte.

O edital de licitação foi publicado inicialmente dia 26 de junho, com previsão de abertura das propostas no dia 13 de julho. Esta primeira publicação saiu com erro na especificação do projeto, mencionava a pavimentação do trecho de uma Rua 7 de Setembro, inexistente nesta região onde o frigorífico está localizado, no Jardim Paraíso. O erro foi percebido e o edital foi republicado uma semana depois, dia 7 de julho, com abertura das propostas duas semanas depois, dia 21 de julho. O processo foi interrompido novamente, desta vez por recurso de uma das empresas desclassificadas na fase de habilitação.

Será feita a pavimentação do prolongamento da Rua Dr. Costa Marques, parte da Rua Projetada (denominada de forma equivocada como Rua 7 de Setembro) e implantada drenagem numa via paralela para desviar do pátio da empresa e escoar a enxurrada até o Córrego Vacaria. O investimento previsto é de R$ 1.473.920,66, para execução de 1.021 metros de drenagem e 707 metros de pavimentação.

A obra é fundamental para viabilizar a entrada em funcionamento da sala de desossa do frigorífico que vai gerar 300 empregos diretos e abrir o mercado externo à produção da indústria. A obra é uma demanda que se arrasta há pelo menos 4 anos e desde agosto do ano passado, contou com gestões do deputado Gerson Claro junto ao Governo do Estado para tirar o projeto do papel. Antes de licitar a obra o Governo teve que contratar um projeto executivo.