Sidrolândia
Obstetra aborda importância do parto humanizado em roda de prosa dia 19 no CPN
O encontro reunirá mães, gestantes e profissionais da área e tem como objetivo debater a importância do parto natural para a mãe e o bebê.
Crislaine Jara/Região News
17 de Fevereiro de 2022 - 10:10
O Centro de Parto Normal Magdalena Targa do Nascimento realiza a Roda de Conversa “Prosa de Magdalena” neste sábado (19) em Sidrolândia. O evento será às 08h30 no CPN. O tema do encontro, que é aberto à comunidade, será “A importância do Parto Natural Humanizado para a mãe e o bebê”.
O encontro reunirá mães, gestantes e profissionais da área e tem como objetivo debater a importância do parto natural para a mãe e o bebê. A convidada que vai conduzir a conversa é a médica ginecologista e obstetra especialista em atendimento ao parto humanizado, Rúbia Borges Loureiro. O evento contará com café da manhã e sorteio de brindes para as gestantes. Entre os brindes um carrinho de bebê da marca Maranello Galzerano.
O presidente da Sociedade Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, empresário Jacob Breure, informou ao RN que por meio de uma parceria com a Prefeitura do município, as gestantes que optarem pelo parto humanizado no CPN passarão a contar com uma equipe de retaguarda para urgência e emergência. "Contratamos médico pediatra, anestesista e um GO (ginecologista obstetrícia) para retomar as cirurgias de parto cesariana. Esta equipe também estará de sobreaviso para atendimentos de emergência no CPN", explica Breure.
Parto humanizado
Parto humanizado é a expressão usada para dizer que a mulher tem controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê. A escolha de que o parto seja na cama, piscina, sentada ou de pé e, todos os outros detalhes da evolução do trabalho de parto como o tipo de anestesia, luz, som ou a presença de familiares, é inteiramente decidido pela gestante, por meio do plano de parto feito.
O parto humanizado é recomendado pelo Ministério da Saúde e pretende reduzir as intervenções desnecessárias. Além de garantir um ambiente mais calmo e harmonioso para o nascimento da criança, uma vez que a mãe terá seu filho da maneira que escolheu e terá contato imediato com o bebê.
Segundo a ANS, o parto favorece o vínculo do bebê com a mãe, fortalece o sistema imunológico, melhora o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo do bebê, além de favorecer o aleitamento e promover uma recuperação pós-parto mais rápida e menos dolorosa para a mãe.