Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Prefeitura planeja retomar terça-feira vacinação drive-thru com nova remessa de 630 doses

Está sendo avaliada a distribuição de senhas para evitar que as pessoas fiquem esperando e na hora de chegar a sua vez, o estoque do imunizante tenha acabado.

Flávio Paes/RN

21 de Março de 2021 - 20:31

Prefeitura planeja retomar terça-feira vacinação drive-thru com nova remessa de 630 doses
Vão estar disponíveis 630 doses para terça-feira. Foto: Rafael Pires/RN

Na próxima terça-feira, provavelmente a partir das 5 horas da manhã, a Secretaria Municipal de Sidrolândia vai retomar a vacinação na modalidade drive-thru na estruturada de tendas montadas em frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).  Vão estar disponíveis 630 doses da 9ª remessa de vacinas que chegou sábado a Mato Grosso do Sul e neste domingo chegou na cidade. Está sendo avaliada a distribuição de senhas para evitar que as pessoas fiquem esperando e na hora de chegar a sua vez, o estoque do imunizante tenha acabado.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria, Aline Santos, por orientação da prefeita Vanda Camilo, a vacinação vai começar mais cedo para que as pessoas não fiquem à espera, dentro dos carros, no período da tarde, quando o calor aumenta. No sábado foram imunizadas 508 e as 132 doses remanescentes serão distribuídas entre as unidades de saúde para aplicação da segunda dose. No sábado a vacinação foi suspensa por volta do meio-dia, porque muita gente, dentro do carro (muitos sem ar-condicionado) começou a passar mal por causa da alta temperatura, não havia muitos lugares para quem esperava na fila.

A Secretaria de Saúde avalia que a experiência foi bem-sucedida, mas serão necessários alguns ajustes para garantir maior conforto às pessoas. Como muitos vieram a pé, adotou-se um sistema híbrido com o drive-thru.  Sidrolândia foi o primeiro município do Estado a iniciar vacinação abaixo da faixa etária dos 70 anos e se a perspectiva, com a chegada de uma nova remessa, é abaixo o atendimento para quem tem acima de 65 anos.

Conforme estimativa da Prefeitura, na faixa etária de 67 a 69 anos, da população com mais de 70 anos, 1.586 já foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 62,58%, num universo de 2.534 idosos. Nesta faixa de 67 a 69 anos, a vacinação do sábado, corresponde a 30% do público-alvo.