Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Federal investiga venda de 48 lotes no Jibóia e formação de fazendas no assentamento

Os herdeiros de um político morto há 2 anos venderam os 12 lotes adquiridos pelo pai

Redação/ Região News

07 de Janeiro de 2024 - 20:24

Federal investiga venda de 48 lotes no Jibóia e formação de fazendas no assentamento
A Polícia Federal, a pedido do Incra, está investigando a venda de 48 dos 282 lotes. Foto: Divulgação

A Polícia Federal, a pedido do Incra, está investigando a venda de 48 dos 282 lotes do Assentamento Jibóia, localizado na divisa de Sidrolândia com o Anhanduí, distrito de Campo Grande.

Segundo fontes do Conselho Municipal de  Desenvolvimento Rural ,um produtor paranaense comprou 12 lotes vizinhos formando uma propriedade de quase 300 hectares.

Os herdeiros de um politico  que morreu vítima de Covid-19 também teriam negociado para a mesma pessoa as áreas adquiridas pelo pai. A assentada Olga Freitas acredita que 70% dos assentados já passaram os lotes adiante ou arrendaram para o plantio de soja.

Na região onde mora não chega a 20 os assentados contemplados originalmente pela reforma agrária em 2001. " Há vários idosos que não têm mais saúde para encarar o trabalho diário. Sobrevivem com o arrendamento e do dinheiro da aposentadoria “, explica.

O assentado Mateus Luz Vieira, vai colher neste ano a primeira safra da soja plantada em 10 dos 20 hectares do seu lote. Desistiu da pecuária leiteira , pelo menos por enquanto, porque a atividade não remunera o suficiente para garantir o investimento na reforma do pasto. "A lavoura vai possibilitar correção do solo", explica que mantinha outros 10 hectares nos quais consorciava pastagem e eucalipto que agora será retirado para o plantio de lavoura na próxima safra.