Sidrolândia
Depois que começou a pedalar, professora venceu insônia e a ansiedade
Para a professora Rosana Carvalho Paiva, de 51anos, o ciclismo tornou-se uma terapia eficaz para vencer a insônia e a ansiedade.
Flávio Paes/Região News
15 de Agosto de 2021 - 19:00
Mais do que um esporte, pedalar longas distâncias, participar de competições de resistência da modalidade, para a professora Rosana Carvalho Paiva, de 51 anos, o ciclismo tornou-se uma terapia eficaz para vencer a insônia e a ansiedade; perdeu 11 kg sem recorrer as medicações ou dietas radicais.
O testemunho é do marido dela, o também professor Luiz Antônio Paiva, que deu o suporte (dirigindo uma caminhonete) para Rosana vencer de bicicleta, os 441,8 km que separam Sidrolândia de Panorama, interior de São Paulo, onde foi comemorar os 71 anos da mãe dela, dona Conceição. Para vencer a maratona seguiu uma estratégia prévia, baseada em alimentação balanceada, hidratação e um tempo de descanso a cada 20 km percorridos.
Há um ano, em plena pandemia a professora descobriu o ciclismo. Comprou uma bicicleta, que lhe custou R$ 5.500, se paramentou a caráter (capacete, short, camiseta, luvas) e passou a cumprir uma rotina de forma gradativa até atingir a performance atual de percorrer até 60 km de bicicleta, trafegando por estradas asfaltadas e sem pavimentação. Antes disso passou pelo cardiologista e fez uma bateria de exames.
Neste pouco mais de um ano pedalando de forma regular já foi a Campo Grande e voltou. Também fez o bati e volta a Nioaque e Jardim. Correu a Piraputanga Adventure com 300 participantes, ficando em 3ª lugar na categoria feminina 50 km e já se inscreveu para uma competição dia 5 de setembro em Bonito.
Relacionadas
-
VIAGEM EM GRANDE ESTILO
Professora pedala 441 km até Panorama para comemorar aniversário de 71 anos da mãe