Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 4 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Caarapó realiza palestras sobre educação de trânsito

O trabalho teve início na Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho no ultimo dia três, com prazo previsto para encerramento no próximo dia 15

Assomasul

10 de Setembro de 2010 - 13:04

A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com o 3° Batalhão de Polícia Militar, está realizando palestras sobre conscientização do trânsito nas escolas.

A meta é atender todas as salas da rede municipal, estadual e particular, abordando assuntos relacionados ao trânsito de pedestre, ciclistas e veículos.

O trabalho teve início na Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho no ultimo dia três, com prazo previsto para encerramento no próximo dia 15. Depois as palestras prosseguem nas demais escolas na sede do município.

Segundo o chefe do Demtrat (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), Luiz DAuria, as palestras têm como objetivos conscientizar os alunos com relação ao uso das vias públicas com segurança.

“Estamos através desse trabalho procurando alertá-los da melhor maneira possível sobre as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, visando assim evitar acidentes e oferecer mais segurança aos usuários das vias públicas de nosso município”, falou.

As aulas estão sendo ministradas pelo agente do 3º Batalhão de Polícia Militar de Caarapó, Celso Henrique Yamazaki, o qual participou no primeiro semestre deste ano do Curso de Formação de Agente de Fiscalização de Trânsito em Dourados juntamente com outros agentes e o chefe do Demtrat, Luiz DAuria.

Segundo Celso Henrique Yamazaki , o pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia-a-dia do trânsito.

Por isso é muito importante seguir as regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.

“Quem também correm sérios riscos são os ciclistas ao transitarem nas vias urbanas, pois as bicicletas são veículos frágeis e pouco visíveis.

Para a sua segurança, é importante que a bicicleta esteja totalmente equipada com refletores luminosos, campainha e espelho retrovisor.

Use capacetes e roupas claras para ser facilmente identificado e prefira tênis de cadarços curtos ou velcro para não enroscar nas rodas”, comentou o agente policial.

Yamazaki diz que nenhuma forma de transporte exige mais atenção do que o veículo automotor. “O motorista deve se manter alerta durante cada segundo ao volante para tomar as decisões sobre cada ação no trânsito”, explicou