Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Justiça Eleitoral de Três Lagoas inaugura nova sede

Em suas palavras, o presidente do TRE ressaltou a função da Justiça Eleitoral e a importância do novo prédio para atendimento da população

Assomasul

08 de Setembro de 2010 - 09:15

Justiça Eleitoral de Três Lagoas inaugura nova sede
Em suas palavras, o presidente do TRE ressaltou a fun - Divulga
A Justiça Eleitoral de Três Lagoas conta a partir de agora com nova sede para atender a população. O Fórum Eleitoral foi inaugurado na manhã de sexta-feira (3) com a presença do desembargador e presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de MS, Luiz Carlos Santini; os juízes eleitorais, Márcio Rogério Alves e Renato Antonio de Liberali; o assessor jurídico do Município, Clayton Mendes de Morais, que representou a prefeita Márcia Moura (PMDB) na solenidade; o vereador Tonhão (PPS), além de demais promotores, juízes, magistrados e servidores públicos.

O prédio localizado na Praça da Justiça, esquina das ruas Alfredo Justino e Duque de Caxias, abriga os Cartórios da 9ª e da 51ª Zonas Eleitorais da Comarca de Três Lagoas, englobando também a cidade de Selvíria.

Em suas palavras, o presidente do TRE ressaltou a função da Justiça Eleitoral e a importância do novo prédio para atendimento da população. 

“A função da Justiça Eleitoral é permitir que os eleitores, que são os verdadeiros soberanos de um país, exerçam a liberdade de escolha dos governantes. É importante para que o eleitor tenha um local mais agradável para ele chegar, reclamar ou fazer um título, ou simplesmente conferir resultados. A finalidade deste prédio é mostrar que a Justiça Eleitoral está a serviço do eleitor, não importa se é rico ou pobre; todos são iguais”, afirmou Santini.

O desembargador ainda disse que a nova sede acompanha o desenvolvimento da cidade e será de suma importância para guardar os equipamentos eletrônicos usados nas eleições.

O assessor jurídico, ao falar se pronunciar em nome da prefeita, apontou a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral em Três Lagoas. “É com grande alegria que o município recebe esta obra. Vai agilizar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido com eficiência”, disse Clayton, que também mencionou que a modernidade na Justiça Eleitoral representa qualidade de serviço e aumenta a confiabilidade da população nas eleições.
A prefeita Márcia Moura participou do descerramento da placa inaugural e disse quem ganha com o novo prédio é a cidade. “É uma construção progressista, demonstrando respeito à cidadania, dando valorização aos profissionais que estarão aqui e ao cidadão três-lagoense que estará no dia a dia usando de mais este local de justiça”, destacou Márcia.

Estrutura e serviços
As obras começaram em julho de 2009, quando o Governo do Estado cedeu a área ao TRE. A estrutura física do novo Fórum Eleitoral respeita as normas de acessibilidade e conta com elevador e oito salas, sendo duas de audiência, uma sala de treinamento, duas salas de urnas, duas salas para os cartórios e seis guichês de atendimento.
Os cartórios realizam serviço de alistamento eleitoral (1ª via de título de eleitor, 2ª via, transferência e revisão). O quadro do TRE no local é composto por nove funcionários, com horário de funcionamento das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com dados do TRE, atualmente Três Lagoas conta com 71.250 eleitores, distribuídos em 66.328 eleitores da 9ª Zona Eleitoral (que abrange o município de Selvíria) e 38.872 eleitores da 51ª Zona Eleitoral.