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Sidrolandia

Pão de Açúcar projeta faturamento de R$ 20 bilhões após fusão com Casas Bahia

Folha On-line

09 de Setembro de 2010 - 16:54

O grupo Pão de Açúcar (CBD) espera que o conglomerado de varejo formado após a fusão com a Casas Bahia alcance um faturamento de R$ 20 bilhões ainda em 2011. No primeiro semestre deste ano, o resultado combinado das vendas brutas foi de R$ 8,946 bilhões (Casas Bahia, CBD e Ponto Frio).

Em reunião com analistas, os executivos do grupo detalharam os investimentos na reforma e construção de lojas para o ano que vem --mais de R$ 70 milhões-- bem como as expectativas para captura de sinergias --entre R$ 510 milhões e R$ 850 milhões-- ao final de um processo de integração que deve durar 18 meses.

Entre as sinergias citadas pelos executivos estão a centralização de estoques e abastecimento das companhias, o aumento das vendas de serviços e a redução dos custos de captação de recursos no mercado.

A marca Ponto Frio (varejo de eletroeletrônicos) deve ser reposicionada, sendo dirigida para atender os clientes das classes A e B, sendo "a melhor opção para a classe B/C depois das Casas Bahia", e com foco nas lojas de shopping.

FUSÃO

A compra do controle da Casas Bahia transformou o Pão de Açúcar na quinta maior empresa do país, com R$ 40,2 bilhões de faturamento --considerando dados de 2009. Os grupos se tornaram sócios de uma nova holding, que é dona da Globex, rede de bens duráveis que era subsidiária integral do Grupo Pão de Açúcar.

Para ficar com o controle da nova empresa (a Globex "nova"), o Pão de Açúcar, que agora terá 53% de participação, entrou com a rede Ponto Frio e a rede Extra Eletro, avaliadas em R$ R$ 1,45 bilhão. A Casas Bahia entrou com ativos e passivos operacionais, incluindo 25% da fábrica de móveis Bartira, pertencente à família Klein, avaliados em R$ 1,48 bilhão.