Sidrolândia
Saúde faz triagem de pacientes para zerar fila de cirurgias ortopédicas
Flávio Paes/Região News
21 de Janeiro de 2021 - 13:29
A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, acompanhou na manhã desta quinta-feira o início da triagem dos pacientes com problemas ortopédicos, alguns esperando há dois anos por cirurgias. Numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, dois médicos ortopedistas vierem de Campo Grande e consultaram 58 pacientes no Centro de Especialidades Médicas.
A ideia, segundo a prefeita, é a partir desta avaliação identificar aqueles pacientes que precisam passar por cirurgias mais simples e fazer os procedimentos no Hospital Elmiria Silvério Barbosa. A equipe viria duas vezes por mês na cidade, com a incumbência de fazer 10 procedimentos por sábado, fechando 20 operações por mês.
Está triagem foi necessária, conforme a prefeita, porque a Secretaria de Saúde não tem um cadastro atualizado da demanda por cirurgias, sejam as mais simples, que serão realizadas na cidade e aquelas mais complexas, por exigirem o suporte de um CTI, vão depender do agendamento em Campo Grande.
A triagem desta manhã, foi comemorada por pacientes como dona Catarina Paes que desde janeiro do ano passado teve sua qualidade de vida comprometida por dores decorrentes de uma hérnia de disco.
Teve que ser levada às pressas pela filha para Campo Grande mais de uma vez porque as dores não passavam com os remédios receitados na UPA onde fez mais de uma consulta. "Os médicos daqui só receitavam dipirona e diclofenaco", revela. Passou pelo ortopedista e ficou aliviada ao saber que seu caso não requer cirurgia.
Além da ortopedia, a prefeita quer zerar a fila de espera das cirurgias como obstetrícia. hérnia, vesícula, vasectomia, colecistectomia, laqueadura, histerectomia, dentre outras.
Relacionadas
-
IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID
Técnica de enfermagem de 64 anos foi a 1ª sidrolandense vacinada na cidade
-
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Cras e Creas já oferecem atendimento ao público em Sidrolândia